top of page

O poder de um portfólio digital de qualidade

Recentemente me deparei com um post muito interessante de um blogger chamado Andy Derrick, no site Artsyshark.com, que vai exatamente na mesma linha de pensamento que eu tento passar para os artistas com quem eu trabalho

Recentemente me deparei com um post muito interessante de um blogger chamado Andy Derrick, no site Artsyshark.com, que vai exatamente na mesma linha de pensamento que eu tento passar para os artistas com quem eu trabalho: como um artista vivendo (e trabalhando) em pleno século XXI, ter um portfólio digital de qualidade é uma das coisas mais importantes que você poderia fazer para sua carreira.


Trabalhando com artistas e vendo portfólios quase que diariamente, já ficou bastante claro para mim a importância e a necessidade de um bom portfólio digital nos dias de hoje.


Daí você pode me perguntar: por que isso é tão importante?


Bom, por inúmeras razões. Estamos vivendo em uma era na qual o universo digital e a rede mundial de computadores está cada vez mais presente em nossas vidas. Há cada vez mais canais e oportunidades para divulgar arte nesse ambiente, aumentando significativamente as chances dessa arte ser vista e, consequentemente, chamando atenção para consumidores/compradores em potencial.


Como você já deve ter percebido, compras de arte on-line estão cada vez mais comuns hoje em dia e, se você prestar atenção, perceberá que essa é uma tendência que se espalha para diversas outras áreas, ao redor do mundo todo, sendo esse um caminho praticamente sem volta.

O que um bom portfólio digital pode fazer por você:

1. A opção de fazer e vender cópias

Sim! Eu concordo que os trabalhos de arte originais são especiais. Nem é preciso entrar nesse assunto. Mas se você tiver imagens em alta resolução de seu trabalho, essa é mais uma alternativa que você tem para comercializar a sua arte. Afinal, não se pode negar que impressões são também uma ótima maneira de alcançar apreciadores de arte, mesmo antes que eles possam pagar por um original. Com o crescimento de sites de impressão "on-demand", há inúmeros lugares onde você pode vender seu trabalho.




2. A praticidade para submeter trabalhos às galerias e seleções


Galerias estão cada vez mais solicitando submissões em um formato digital pela praticidade do processo. Imagens nítidas e de boa qualidade podem fazer toda a diferença na hora da seleção, indicando, inclusive, que além de talentoso, você é um profissional cuidadoso e confiável.




3. A facilidade de promover e vender online.


Pesquisas dizem que as vendas online subiram mais de 3 bilhões de dólares em todo o mundo nos últimos anos. Assim, está mais do que na hora de se aprender como promover e vender trabalhos de arte online e, com imagens que representam a verdadeira qualidade e aparência de seu trabalho artístico, você estará aumentando as suas chances de sucesso. Com as diversas opções em sites de mídia social, comunidades online, sites pessoais, blogs, e-mails e muito mais, você pode conseguir mostrar seu trabalho para milhares de pessoas em todo o mundo! Certifique-se que estas imagens valham a pena ser vistas.




Muitas vezes, organizar e criar um portfólio de qualidade, contratando um fotógrafo profissional e um local de armazenamento dessas imagens, pode significar um razoável investimento. Trabalhando com inúmeros artistas, tenho percebido que eles têm se comportado cada vez mais como empresários de suas próprias carreiras (decisão muito acertada, aliás) e, como todo empresário sabe, investimentos são necessários para o sucesso do negócio. Posso dizer sem qualquer receio que, se você não tem o conhecimento ou as habilidades necessárias para fazer isso sozinho, este é um dos investimentos mais benéficos que você poderia fazer para o seu negócio.


A arte é um meio visual e, portanto, as pessoas se conectam com a arte que agrada os seus sentidos visuais. No mundo físico (galerias, salões de arte, estúdio, etc.), as pessoas têm a oportunidade de ver o seu trabalho real, de perto, ao vivo. Elas sabem o que estão vendo ali, bem à sua frente. Enquanto isso, no mundo virtual (redes sociais, sites, emails, etc), se a qualidade das imagens não for boa, ninguém conseguirá alcançar o que você está tentando transmitir.


É incrivelmente comum artistas postarem imagens de péssima qualidade de suas obras de arte em seus sites ou páginas do facebook, e depois se perguntarem por que seus trabalhos não vendem. Assim, repito, as pessoas compram arte com as quais elas se conectam em um nível visual e, se elas não conseguem se conectar com a arte baseada em uma imagem de má qualidade, a culpa não é delas. É você quem precisa se esforçar mais para facilitar a conexão entre sua obra e seus compradores em potencial.


Para finalizar, gostaria de dar 4 sugestões que poderão ajudar a melhorar seu portfólio digital:


1. Se você não tem condições ou as habilidades necessárias para fazer boas imagens de seus trabalhos de arte, contrate um profissional;


2. Tenha um lugar adequado e seguro onde seja possível mostrar essas imagens (um site, uma página no facebook, uma galeria online, etc). Estas imagens digitais são "ativos" para o seu negócio e, encontrar um serviço ou sistema para organizar e armazenar suas imagens, trará grandes benefícios para o seu negócio.


3. Certifique-se que esse lugar onde você está disponibilizando suas imagens seja um lugar interessante e visualmente agradável para os expectadores. Não há nada pior que entrar em um site para ver obras de arte e se deparar com um lugar visualmente poluído ou cheio de propagandas.


4. Pode até parecer uma bobagem, mas investir em uma consultoria ou mentoria, poderá te ajudar muito! A melhor maneira de não ficar empacado em sua carreira é pedindo ajuda. Existem inúmeras formas de mostrar seus trabalhos de arte e, muitas vezes, uma pessoa com mais experiência que você, poderá fazer com que você evite problemas ou gastos desnecessários.





Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page