top of page

Pare de procrastinar e comece a criar!


Você alguma vez já experimentou a sensação de querer muito começar ou terminar um trabalho, mas por alguma razão desconhecida, não conseguiu ir adiante? Você já se viu planejando o final de semana livre só para colocar suas experiências artisticas em dia e, quando percebeu, o final de semana inteiro já tinha se passado e você não conseguiu fazer absolutamente nada?


O que exatamente significa procrastinar? Procrastinar significa transferir ou adiar a realização de alguma coisa para um outro momento, um outro dia.


Muitos artistas experimentam a famosa procrastinação, mas por que exatamente procrastinamos?


Procrastinamos por inúmeras razões. Às vezes por que sentimos que o tempo que temos disponível não é longo o suficiente para nos dedicarmos a nossa arte, então decidimos esperar algum outro momento futuro em que o tempo possa ser maior. Às vezes não estamos exatamente nos sentindo muito motivados para começar um determinado trabalho, e então decidimos esperar até que a inspiração chegue até nós. E às vezes simplesmente nos perdemos navegando na internet, com algum programa na TV, respondendo e-mails, tarefas da casa ou qualquer outra coisa, menos aquilo que realmente precisamos fazer, ou seja, nossa arte.


Seja qual for o formato da procrastinação… já se sabe que o que realmente a motiva é o medo! Foi exatamente isso que você leu: medo! Se mergulharmos mais a fundo, por trás de todas as desculpas que costumamos dar a nós mesmos, seja falta de tempo, falta de inspiração, falta de dinheiro, falta de motivação, distração excessiva, descobrimos que a raiz primeira da procrastinação é o medo.


Mas, medo de que? Medo do fracasso, da rejeição, medo de não corresponder à expectativa dos outros. E assim, esse medo nos impede de agir e nos faz arrumar qualquer desculpa para não agirmos, por que arrumar desculpas é muito mais fácil que agir.


A boa notícia é que existe uma maneira de enfrentar a procrastinação: agindo! O grande segredo para superar a procrastinação é simplesmente tomar medidas ou, mais especificamente, no caso do artista, criando, enfrentando a tela ou o papel em branco.


Claro que é bem mais fácil falar do que fazer. Eu sei disso! Mesmo por que eu também me pego procrastinando inúmeras vezes. Mas existem algumas estratégias que eu uso para combater a procrastinação e que eu gostaria de compartilhar com vocês:


1. Encontre tempo - uma das desculpas mais frequentes é a falta de tempo. As pessoas tem a tendência a pensar que terão mais tempo livre em algum momento no futuro, mas o que realmente acontece é o oposto disso: vivemos em um mundo tão cheio de informação e tarefas que há muito mais chances de seu tempo ser menor no futuro do que é hoje. Aproveite o tempo que tem agora, mesmo que o resultado final só seja alcançado em algumas etapas. Em 15 minutos é possível esboçar uma idéia para uma pintura ou mesmo inicia-la. É claro que “no mundo perfeito” 15 minutos é muito pouco tempo, mas se é o que você tem, aproveite. É melhor 15 minutos do que nada.


2. Permita-se cometer erros - Uma outra causa bastante frequente para a procrastinação é o perfeccionismo. As vezes nos colocamos expectativas tão ridiculamente altas, que fica difícil aproveitar o momento para relaxar e criar. Queremos fazer o desenho perfeito, a obra-prima, a melhor foto da nossa vida e isso nos faz paralisar. Esqueça a perfeição e permita-se cometer erros. Muitas vezes eu preciso de algumas tentativas antes de chegar a um resultado satisfatório e isso não é o fim do mundo. Quando isso acontece eu tenho a chance de testar algumas coisas, corrigir algumas linhas, acertar a cor que eu realmente desejo, ou seja, é extremamente proveitoso.


3. Procrastine de forma inteligente - Isso mesmo! Se depois de entender por que você procrastina e tentar algumas estratégias para não procrastinar você continuar paralisado, pelo menos aproveite esse tempo com alguma coisa útil para a sua carreira: atualize seu site, organize seu material de pintura, limpe seus pincéis, leia sobre a vida de algum artista (podemos aprender muito com a experiência deles), verifique se sua câmera está em ordem, faça contatos interessantes, estude, etc.


O que você faz quando você percebe que está procrastinando? Que estratégias você usa para parar de procrastinar? Me escreva contando..














Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page