top of page

O que fazer quando as pessoas criticam sua arte


Não há como escapar: fatalmente durante sua carreira de artista você experimentará, uma ou inúmeras vezes, algum tipo de crítica a respeito de sua arte. E o pior de tudo é que essa ou essas críticas poderão não ser muito agradáveis.


Primeiro: se você ainda se ressente com críticas sobre o seu trabalho, você precisa aprender a lidar com isso! Sim, eu sei que nosso trabalho artístico é muito importante para nós e que algumas vezes críticas duras chegam a doer mais que um golpe de faca no meio do coração (eu não estou exagerando…rs). Mas você precisa realmente aprender a lidar com isso.


Eu sempre gosto de dizer, em uma analogia bem simplista, que arte é como comida. Pode até haver pessoas que gostem de todos os tipos de prato, mas o que geralmente ocorre é de as pessoas terem preferência por determinados tipos pratos apenas, e tudo bem. Ninguém é obrigado a gostar de tudo ou entender sobre tudo. E receber uma crítica ruim não significa necessariamente que nosso trabalho seja ruim.


Segundo: é preciso saber se essa pessoa que está emitindo uma opinião ou crítica sobre o seu trabalho entende alguma coisa sobre o assunto.


Muitas vezes a pessoa simplesmente “gosta” ou "não gosta” de sua arte, ou pior, a acha “feia” ou “bonita" baseada em critérios puramente pessoais sem nunca ter tido nenhum contato ou experiência com a arte como um todo. Mas sabemos muito bem que gosto pessoal tem muito pouco a ver com qualidade, sentido ou significado do trabalho em si. Esses tipos de crítica não devem ser levadas muito a sério, por que não são na verdade sobre você ou sua arte, mas sim sobre a pessoa que está emitindo sua opinião e seus gostos pessoais.


Terceiro: se os comentários ou críticas forem de alguém mais informado e que realmente entende sobre assuntos relacionados à arte e ainda assim não forem muito agradáveis, mantenha a calma e não se desespere. Nem tudo está perdido. Muito provavelmente essa é uma das melhores coisas que poderia ter acontecido com você.


Eu explico.


Eu não pretendo entrar aqui naquela famosa e infindável discussão a respeito da função social da arte e do artista, mas apenas para organizar as idéias, a arte é uma forma de conhecimento humano, fundamental para formar o senso crítico e provocar questionamentos a respeito da condição humana, influenciada pelo contexto social, histórico, político em que esta inserida. Se seu trabalho está sendo criticado e essas críticas não te agradam, tente tirar o máximo de proveito dessa oportunidade. Tente começar por se conhecer melhor: Quem é você enquanto artista? Por que você faz o que faz? O que você pretende mostrar com seu trabalho? O que você gostaria que as pessoas pudessem enxergar no seu trabalho? Que tipo de questionamentos sua arte quer provocar?


Afinal, em última análise, sua arte reflete você e sua crença naquilo que está fazendo, independentemente do que qualquer outra pessoa tenha a dizer. Você não pode ignorar a importância das observações e sugestões de outras pessoas em termos de compreensão do impacto que seu trabalho provoca no outro, mas no final, o que realmente conta é a sua vontade, empenho e determinação para agir e produzir o trabalho que você produz.


Nunca se perca da idéia de que um verdadeiro artista se constrói ao longo do tempo, ao longo de uma vida, com vivências, experiências, acertos e até mesmo fracassos. E se você já se acha tão bom a ponto de não querer receber críticas negativas, deve ter alguma coisa de errado com você.







Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page