top of page

5 Mentiras que contamos a nós mesmos sobre ser um artista criativo


Atire a primeira pedra quem nunca se autossabotou!


Dentre as inúmeras maravilhas que advém do fato de ser um artista criativo, um dos grandes problemas certamente é a autossabotagem.


Posso afirmar aqui, sem medo de errar, que todo artista já se torturou por horas, dias, meses ou até mesmo anos com a crença de que não é bom o suficiente, que não tem talento, que nunca irá conseguir ganhar dinheiro, que a vida é uma porcaria, que nada dá certo, etc. E, ao invés de sentar em frente a tela ou papel em branco, trabalhar, desenvolver e melhorar suas habilidades e talentos, já gastaram grande parte de seu tempo precioso inventando desculpas e se apegando a mentiras que só fazem atrasar a carreira.


O pior de tudo é que não são mentiras que os outros contam sobre os artistas. Na verdade, o que torna essas mentiras tão perigosas é exatamente o fato de elas terem sido criadas ou alimentadas pelos próprios artistas.


Aqui estão algumas delas:



Para ser artista é preciso ter muito talento


Ou você tem talento ou não tem. Artistas já nascem criativos e talentosos. Criatividade não pode ser aprendida. E bá, blá, blá…Quantas vezes você já ouviu esse tipo de coisa na sua vida? Muito provavelmente, centenas de vezes. Mas não é porque você já ouviu antes que isso seja absolutamente uma realidade.


Embora seja sim verdade que uma dose de talento seja importante, a ciência já não diverge mais em pelo menos dois pontos significativos: 1) todos nascem com níveis diferentes de talento natural e 2) é possível, sim, desenvolver, aprimorar aquele talento que já se tem.


Você pode não ser um Picasso ou um Modigliani, mas você não necessariamente precisa ser. Você pode ser simplesmente você mesmo! E isso não significa que você não será bom.


Tenha sempre em mente que ninguém, nesse universo inteiro, possui esse intrincado combinado de qualidades e atributos que só você possui, o que acaba tornando cada ser humano absolutamente único em sua essência.



Para ser artista é preciso ter sorte


Costuma-se dizer que talento + sorte é a combinação perfeita para o sucesso.


Bem, isso é um pouco verdade…hahaha


No entanto, há grandes chances de você já ter muito mais sorte do que imagina.


Vivemos em uma era digital no qual ficou muito mais fácil divulgar arte. E materiais de desenho, pintura, escultura são muito mais fácil de serem encontrados hoje do que há 30 anos.


Penso que não se trata exatamente de sorte e sim de atitudes e ações para planejar, traçar e seguir um caminho que te levará para uma carreira de sucesso.


Penso também que planejamento e estratégia de carreira são mais importantes e seguros do que apenas contar com a sorte.



Para ser artista é preciso conhecer as pessoas certas



A ideia é que se você conhecer as pessoas certas, as pessoas mais influentes, as pessoas mais ricas, as pessoas mais bem sucedidas, as coisas vão simplesmente acontecer ou cair no seu colo, sem que você precise trabalhar ou se dedicar.


Isso é uma grande bobagem.


Não será uma "fada madrinha” quem irá te tirar do anonimato, te proporcionando fama, sucesso e riqueza da noite para o dia, mas sim você mesmo quando conseguir planejar o seu caminho e encontrar seu público certo.


Acredito que não se trata de conhecer as pessoas “certas”, mas sim descobrir maneiras de se conectar com pessoas que apreciam o que você faz todos os dias. Acredito também em descobrir formas de ser encontrado. Isso sim irá atrair olhares para o seu trabalho e, consequentemente, te fazer ganhar projeção.



Para ser artista é preciso estar no lugar certo


Essa é uma mentira que pode ter sido uma verdade em algum momento da história, mas que já não é mais.


Como já disse antes, vivemos em uma era digital, e seria muita ingenuidade acreditar que quem mora em uma cidade pequena tem menos chances do que aquele que mora em uma grande cidade.


Hoje em dia vemos cantores, atores, artistas, escritores surgindo de todos os cantos do planeta, sendo descobertos diariamente por meio de seus sites, seus blogs ou seus videos do Youtube e ganhando projeção internacional. Portanto, tire imediatamente essa idéia de sua cabeça.



Para ser artista é preciso ter muito tempo


Realmente existe esse mito de que não é possível ter um trabalho qualquer em período parcial ou integral e ser um artista ao mesmo tempo.


Eu até concordo que ter mais tempo para criar seria o ideal, mas isso também não chega a ser uma verdade absoluta.


Aqui estão alguns exemplos para você tirar essa idéia da cabeça de uma vez por todas: Franz Kafka, escritor existencialista famosérrimo e conhecido no mundo inteiro foi advogado; Henri Rousseau, um importante pintor francês foi despachante aduaneiro durante toda sua vida profissional e Greg Graffin, vocalista e responsável pela criação de uma das bandas mais icônicas dos anos 90, era professor de paleontologia na Universidade da Califórnia, ou seja, todos com empregos absolutamente "normais" e que mesmo assim fizeram sucesso e ficaram mundialmente conhecidos.


Sim, seria infinitamente mais fácil pintar uma obra prima se não fosse preciso trabalhar, buscar as crianças na escola, alimentar o cachorro, visitar a mãe, passar no banco para pagar contas, ir ao mercado… mas o mundo está cheio de artistas brilhantes que também tem outras ocupações que não apenas a de artista em tempo integral. Isso é um fato. Ou seja, não permita que um trabalho que te ajude a pagar suas contas no final do mês impeça que você se torne um grande artista.


Nada, nada, nada consegue segurar um artista!!


Então, se você é um artista criativo, pare imediatamente de contar essas mentiras à você mesmo e comece a criar. O mundo quer conhecer você e apreciar aquilo que apenas você, e mais ninguém no universo inteiro, consegue produzir!


Você conhece alguma outra mentira? Compartilhe! Está perdido e não sabe por onde começar? Venha falar comigo!!! :-)







Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page