top of page

Você não precisa trabalhar com arte em tempo integral para ser um artista


Alguns dias atrás eu postei um pequeno artigo falando sobre as 5 mentiras que contamos a nós mesmos sobre ser um artista criativo e, uma dessas mentiras, era que você precisa de muito tempo para ser um artista.


Algumas pessoas ficaram um pouco incomodadas com essa afirmação e me escreveram reclamando. Então eu gostaria de elaborar esse assunto um pouco mais


Eu escuto isso diariamente: “eu não tenho tempo suficiente para me dedicar a minha arte” ou “tenho um emprego que me consome 8 horas por dia, por isso não consigo criar” ou “para ser um artista é preciso muito tempo”.


Como eu disse anteriormente (naquele artigo) eu até concordo que ter mais tempo para criar é o ideal, mas isso não chega a ser uma verdade absoluta. Disse também que seria infinitamente mais fácil pintar a nossa obra prima se não tivéssemos que trabalhar, buscar as crianças na escola, alimentar o cachorro, visitar a mãe, passar no banco, ir ao mercado, etc. Ou basicamente, lidar com as coisas normais da vida.


A maioria das pessoas com quem eu converso reclama da falta de tempo, mas pense nisso por alguns minutos: se você tivesse todo o tempo do mundo, ficaria criando sem parar?


Claro que não! Umas das características mais legais de um ser criativo é exatamente os insights que ocorreram quando ele está fazendo outras coisas que não seja arte e a produção criativa efetivamente acontece em períodos mais curtos, ao contrário do que se pensa.


Eu explico.


Stephen King, conhecido escritor e autor de mais de 65 livros só escreve de 4-5 horas por dia. O compositor Igor Stravinsky também acreditava que três horas de composição focada era o máximo que ele poderia atingir em um único dia.


Outro criativo que defendia a idéia de se trabalhar em explosões criativas curtas foi o escritor e filósofo Jean-Paul Sartre. Sartre acreditava que era possível sim ser extremamente criativo sem ter que trabalhar muito. Dizem, inclusive, que ele gostava de trabalhar apenas 3 horas pela manhã e 3 horas a noite.


É claro que estes são apenas exemplos. A grande verdade é que não existem regras ou uma receita secreta e milagrosa para o sucesso criativo. O que eu estou tentando dizer é que não se trata exatamente do tempo que você tem, e sim do quanto você está focado ou concentrado para criar.


Se você for realmente honesto consigo mesmo verá que o problema não é exatamente a falta de tempo, mas sim a falta de foco durante o tempo que temos disponível para criar.


De nada adianta ficar prometendo a si mesmo e aos outros de que algum dia, quando você tiver mais tempo, poderá criar mais. Isso é apenas uma desculpa que você dá a você mesmo.


E se, em vez de ficar esperando por essa oportunidade perfeita para começar, fossemos capazes de encontrar uma maneira de simplesmente sentar e escrever, pintar ou praticar o nosso instrumento por apenas alguns minutos por dia?


Começar é a parte mais difícil. Por isso, em vez de ficar tentando encontrar mais desculpas, apenas sente-se por 15 ou 30 minutos por dia para criar e veja que acontece.










Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page