top of page

Como eu posso me destacar como artista?



Em toda a história da humanidade, em todo o planeta, em todo o universo… nunca houve alguém exatamente como você, e nunca haverá novamente. Cada um de nós traz consigo um conjunto de atributos, de qualidades, de características que são só nossos! Só você nasceu naquele determinado dia, naquele alinhamento de planetas, naquela configuração cósmica, foi filho(a) daquele pai e daquela mãe, cresceu em uma determinada casa e cidade, conviveu com um universo de pessoas, frequentou uma determinada escola, fez determinados cursos, passou por determinados problemas, superou determinados problemas, caiu, levantou, apanhou, se curou, cresceu, superou, conheceu, aprendeu, consumiu determinados livros, determinados filmes, viajou para determinados lugares, caiu novamente, quase morreu….enfim...


Você pode até compartilhar algumas das suas características com outra pessoa, mas tudo isso que você viveu, e continua vivendo, suas experiências e seu jeito de pensar, faz de você um ser único! Mesmo que você tenha um irmão gêmeo univitelino… você será diferente dele em uma infinidade de aspectos.


Só existe um pequeno problema.


Há milhões de pessoas únicas e especiais assim como você neste planeta.


Ou seja… nós estamos todos na mesma situação!


Então como é que você pode se destacar?


Eu não sei! E eu não tenho a menor idéia! Você já imaginou como eu teria que conhecer você, em que profundidade eu teria que conhecer você para chegar aqui e te dizer como você, essa pessoa única e especial, com uma exclusiva combinação de atributos, experiências, talentos, sentimentos, conhecimentos, etc, etc, poderia se destacar? Praticamente impossível!! E duvidem daqueles que dizem que podem. Daqueles que tem uma receita milagrosa que vai te tirar do anonimato e te jogar no Hall da fama do dia para a noite. Isso não existe! Isso é impossível!

Agora… O que eu sei e posso dizer com absoluta certeza é que você pode conseguir descobrir isso sozinho. Você pode com algumas ferramentas se capacitar para conseguir descobrir com exatidão o que te faz destacar das outras pessoas, dos outros artistas, dos outros fotógrafos. Descobrir essa coisa que só você tem e que é diferente de todas as outras coisas que os outros tem.


Você pode chamar de estilo, assinatura, sua “coisa”, o seu diferencial. O que importa é que só você no mundo poderá fazer exatamente como você.


Daí você pode estar pensando em me perguntar: “eu realmente preciso descobrir o meu diferencial, aquilo que me faz diferente?” Sim, você precisa! E se vc não conseguir encontrar nenhum…. invente um! Quem fala isso é uma americana especialista em marketing de internet chamada Naomi Dunford: "se vc não conseguir encontrar o seu diferencial, crie um!"


Agora eu gostaria de te passar uma lista de 4 perguntas que você pode fazer a si mesmo para tentar te ajudar a identificar o seu diferencial:


O que você mais gosta de fazer?


O que você faz melhor do que qualquer outra pessoa?


O que ninguém mais na sua área de atuação está fazendo?


Qual é a coisa que mais incomoda as pessoas no seu ramo de atuação?


Pode ser que essas perguntas não te ajudem e vc já está começando a se desesperar. Calma!


Bom… É aqui nesse ponto da nossa conversa que entra a criatividade, por que é certamente ela que vai te ajudar


O que é criatividade? O que é isso de que tanto se fala hoje em dia? Hoje em dia se fala em criatividade nas vendas, nos negócios, na moda, na gastronomia…. em todas as áreas. Criatividade é uma ferramenta!


Simples assim: Criatividade é uma ferramenta de solução de problemas. E é exatamente por isso que ela pode ser usada em qualquer área, qualquer profissão, qualquer segmento do mercado.

Criatividade não serve apenas para criar coisas ou criar um monte de coisas que outras pessoas podem ou não se estar interessadas. Criatividade também tem esse poder de mudar (melhorar) quem a gente é. O que!? Como assim?


Exatamente isso: a pessoa mais criativa tem mais confiança nela mesma. Ela sabe que se apareceu um problema aqui, ela pode encontrar uma solução ali. Ou se ela não encontrar a solução para o problema ela pode começar de novo ou mesmo abandonar tudo e começar outra coisa. A criatividade deixa nossas vidas melhores. Ela afeta áreas da nossa vida que estão completamente fora da nossa arte ou da nossa profissão. Eu sou suspeita pra falar pq eu amo esse assunto e, posso dizer aqui sem qualquer receio, que eu sinto na pele os benefícios de estar em um estado mais criativo.


Então tá…. criatividade é praticamente milagrosa…. mas como é que a gente consegue desenvolver a nossa criatividade? O que é possível fazer para exercitar essa nossa veia criativa?


Aqui, só abrindo um parênteses, existem duas teorias a respeito da criatividade:


  1. Uns acham que ela é uma característica de determinadas pessoas - ou seja, algumas pessoas nascem com esse ‘dom’ e que não há como aprender a ser mais criativo

  2. Outros entendem exatamente o contrário - a criatividade pode sim ser exercitada e trabalhada assim como diversas outras habilidades


Que eu acho? Bem, como boa advogada que eu sou eu acho que os dois entendimentos estão corretos :-)


Tanto você pode nascer extremamente criativo (e nós vemos isso a todo momento por aí… pessoas incríveis, criando coisas incríveis, artistas fantásticos, profissionais tão criativos de dar inveja (inveja boa, obviamente!)


Mas também acho que podemos sim exercitar essa habilidade em nós… como diversas outras habilidades que nós podemos treinar até ficarmos bom naquilo

Só um exemplo bobo aqui, fazendo uma analogia: eu tenho uma filha que sempre foi mal em matemática, assim como eu sempre fui mal em matemática. Daí me falaram sobre um método japonês de aprender matemática. E ela começou a frequentar esse curso, duas vezes por semana por uma hora. Isso já faz dois anos. Hoje em dia, qual é a matéria preferida dela? Qual é a matéria que ela nem precisa estudar para as provas? Teoricamente ela não tinha nascido com esse “dom” para exatas, mas ela conseguiu desenvolver.


A mesma coisa pode acontecer com a criatividade. Ela pode ser exercitada e desenvolvida.


Mas como eu estava dizendo, criatividade é uma ferramenta para solução de problemas que pode nos ensinar várias coisas:


Não existe um problema sem solução - As vezes a solução não é exatamente aquela que a gente imagina… ou chega tão rápido quanto a gente quer, mas ela definitivamente nos ensina que todo problema tem solução


Tudo está conectado - Como escritores e artistas às vezes temos que nos afastar um pouco pra ter uma visão do todo. As vezes ficamos muito presos a detalhes e nos esquecemos a explorar o mundo a nossa volta


Persistência e sacrifício são muito importantes - As vezes é bem complicado continuarmos persistindo quando ninguém a nossa volta acredita naquilo que estamos fazendo. Com mais criatividade ganhamos sempre aquele fôlego a mais para persistirmos e sacrificarmos mais um pouco.


Paciência - Já dizem os mais sábios que podemos ter quase tudo o que realmente queremos na vida, mas não tudo ao mesmo tempo. Se tivermos paciência conseguimos ir mais longe.


A maioria das pessoas subestimam a quantidade de tempo e esforço que é preciso para fazer o que querem fazer. A gente as vezes acaba definindo metas muito grandes e nos sentimos muito sobrecarregados. Criatividade nos dá uma certa calma, uma certa paciência para não acabarmos enlouquecendo.


Outro exemplo: já aconteceu comigo de conseguir estragar um trabalho meu que já estava vendido e sendo embalado para o envio. Quando não estamos em um estado criativo, nós nos desesperamos! Entramos em pânico! Mas quando temos a criatividade ao nosso lado… parece realmente que temos mais calma para resolvermos um problema

A criatividade também nos ensina a valorizar o processo não o resultado - Nós vivemos em uma cultura orientada para os resultados e que tendem a julgar os outros sobre o trabalho que fizeram. Isso é um fato, mas como criadores, temos que aprender a nos concentrarmos não no resultado final do nosso trabalho, mas sim em nosso grau de progresso e crescimento. É claro que um bom resultado é maravilhoso, mas isso não é tudo. Temos que pensar no aprendizado. Isso é o mais importante.


Ensina a resistência e resiliência - Precisamos encarar a realidade de que nem todo mundo vai gostar de tudo o que fazemos. Assim como nós não gostamos de muitos livros, muitos filmes, muitas músicas que ouvimos… Claro que todos nós queremos ser amados e reconhecidos, mas faz parte aprender a levar um soco no ego as vezes… e ser capaz de levantar do chão e tentar novamente


Ok, falei um monte…rsrs

Mas como exatamente ser mais criativo?


Existem várias maneiras de desenvolver e exercitar a criatividade. Eu, enquanto artista que sou, penso que através da arte seria uma das formas mais gostosas e mais eficientes que existem. Já é provado que a arte consegue ativar o cérebro de uma forma em que os dois hemisférios trabalhem em sincronicidade… promovendo o chamado “whole brain thinking”.


E agora eu quero fazer outro parênteses aqui: uma pessoa normal tem em média 60.000 pensamentos por dia e 95% deles são exatamente os mesmos todos os dias. Quando você entra em um esforço criativo, em uma atividade criativa, em uma atividade artística, você consegue entrar também quase que em um “estado meditativo”.


Você pode até achar tudo isso uma conversa de doido, mas já foi provado cientificamente que a meditação equilibra diversas funções do corpo como pressão sanguínea, alivia o stress, acalma, traz clareza para os pensamentos. Ou seja, é praticamente mágico…. você consegue esvaziar sua mente de preocupações para melhor preencher esse espaço com idéias criativas!!!


Me parece que esse post já ficou longo demais e a idéia central nem era falar sobre criatividade, mas sim como se destacar como um artista :-)


Por enquanto, acho que devemos absorver a ideia de como a criatividade é fundamental para nos destacarmos como artistas e também termos em mente que não se trata de um caminho tão simples assim de ser percorrido. Somos todos diferentes e por isso temos diferentes processos de criação.


Só uma última coisa: além da criatividade, é essencial que o artista que deseja se destacar em sua carreira esteja presente nos lugares certos, onde ele possa ser efetivamente encontrado por seu público, aquelas pessoas que gostam exatamente daquilo que ele faz. Minha sugestão é a DOMI Galeria de Arte Online. Dá uma passada por lá para ver quanto artista criativo!

Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page