top of page

4 Hábitos que deixam o artista mais feliz


Você consegue se lembrar de algum momento em que foi verdadeiramente feliz?


Sabe aquela sensação gostosa que temos quando acabamos de pintar um trabalho no qual amamos o resultado? Ou aquela paz que invade o nosso peito quando conseguimos atingir um objetivo que estávamos esperando há muito tempo? Ou aquele sorriso insistente que não sai do nosso rosto por nada simplesmente por que alguma coisa deu certo?


É dessa felicidade que eu estou falando.


Eu não estou falando de pensamento positivo e nem da síndrome de Poliana, eu estou falando daqueles momentos deliciosos que fazem a gente sentir que realmente está no caminho certo. Então…


Nesse post eu não quero falar sobre como gerenciar seu melhor tempo para produzir mais ou sobre como vender mais ou ser mais famoso. Nesse post eu queria apenas dizer que nesse processo de busca de ser o artista que você quer ser, que muitas vezes não é tão simples assim, só o caminho para chegar até lá já pode ser extremamente gratificante.


Eu separei aqui 4 hábitos que deixam o artista mais feliz:




1. Alimente o Artista que há em você


É muito importante sair de sua cabeça periodicamente e visitar o mundo "lá fora". Às vezes vale a pena parar de se esforçar tanto para ser bom e simplesmente curtir o mundo à sua volta: conversar com pessoas diferentes daquelas as quais está habituado, assistir filmes que não são exatamente do seu gênero favorito, ler livros que não está costumamos a ler, explorar o trabalho de outros artistas, etc.


Se você é um artista deve saber melhor do que ninguém que o seu papel enquanto artista é exatamente o de observar o mundo à sua volta, interpretar, traduzir aquilo que você enxerga de uma forma criativa e mostrar para os "simples mortais”. Por isso, saia de sua cabeça de tempos em tempos e observe o que está acontecendo lá fora.




2. Pratique a sua arte


Você já deve ter ouvido falar daquela regra de praticar 10.000 horas que o autor Malcolm Gladwell descreve em seu livro Outliers. Mas se não ouviu, ele diz que, para que se alcance o sucesso é necessário que se pratique um determinado ofício 10.000 horas. Eu não saberia dizer se este número é o correto, mas a idéia faz todo o sentido: quanto mais você pratica, melhor será!


Eu sei que esse é um daqueles hábitos que sabemos bem em teoria, mas não são tão simples de serem aplicados ou colocados em prática. Todos nós estamos sobrecarregados com nossas tarefas diárias. O importante não é exatamente criar algo inédito e maravilhoso, mas sim não cair na armadilha da paralisia criativa. Isso sim te deixaria muito infeliz.




3. Compartilhe suas criações


É muito comum que artistas tenham medo de compartilhar suas criações com medo das críticas, mas criar (desenhar, pintar, esculpir, fotografar, etc.) e deixar escondido dentro do armário não é o suficiente para fazer de você um grande artista.


Mostrar suas criações para o mundo tem dois grandes benefícios: primeiro é que você cresce muito, desenvolve e aprimora suas técnicas e habilidades as opniões alheias; segundo é que você começa a aprender a lidar com as críticas negativas também. Você nunca conseguirá agradar a todos e quanto antes você aprender a lidar com isso, mais liberdade você terá para criar. E quanto mais liberdade para criar, mais feliz você será.





4. Conecte-se e inspire outros artistas


Tão importante quanto mostrar seu trabalho para outras pessoas e receber o feedback delas, é encontrar uma maneira de fornecer feedback para outros artistas também.


Exatamente isso. Muitos artistas me procuram para saber como aumentar o número de visitas em seus blogs ou o número de curtidas de seus trabalhos postados, mas pouquíssimos desses mesmos artistas se dão ao trabalho de visitar outros blogs, curtir trabalhos de colegas e dar um feedback positivo a eles.


Pense nisso por um momento. Isso tudo, na verdade funciona como uma grande "corrente do bem”. Com a mesma disposição que você tem para se dar ao trabalho de visitar outros sites e blogs, curtir postagens de trabalhos legais e encorajar outros artistas, outras pessoas se darão ao trabalho de fazer isso para você.



Você tem alguma dúvida? Precisa de alguma ajuda em relação à sua carreira de artista? Vamos conversar! Eu quero te conhecer, te ouvir e te ajudar :-)













Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page