top of page

O Segredo para se viver de Arte


Há algumas semanas eu escrevi um post com o título “Como vender minha arte?”, explicando 3 pontos fundamentais para ajudar você a viver de arte.


Resumidamente, esses pontos eram:


1. Você precisa ser um artista dedicado a sua arte, comprometido com ela. Você precisa realmente acreditar naquilo que faz e se esforçar para fazer cada vez melhor;


2. Apresente seu trabalho de forma apropriada. Tenha um site simples, mas limpo, eficiente e que seja agradável aos olhos de quem visita;


3. Além do seu site ou de sua página no Facebook, você precisa estar presente em outros lugares que contribuam para que você seja encontrado.


Esse texto me gerou bastante feedback. Algumas pessoas me escreveram para dizer que realmente concordavam comigo e até me contaram experiências super positivas sobre quando decidiram colocar essas atitudes em prática. E talvez a palavra certa aqui seja essa mesmo: “decidiram”. Por que, para que algo aconteça em nossa vida, antes de qualquer outra coisa, nós precisamos tomar uma decisão. E somente à partir dessa decisão, certa e consciente, é que começaremos com o primeiro passo. E depois o segundo. E depois o terceiro… até percorrermos o caminho da conquista dos nossos objetivos.

Outra pessoas, no entanto, me escreveram para reclamar. Reclamar de tudo, de como as coisas são difíceis, da falta de tempo, da falta de recursos, da falta de apoio… e até mesmo para reclamar que eu não disse tudo, que eu fui muito superficial no assunto e que eu não entreguei o “pulo do gato”.


Na verdade eu entreguei o “pulo do gato” sim e está lá para quem quiser ver, mas como talvez não tenha ficado muito explícito, eu vou repetir agora, de maneira mais objetiva possível.


Para que as pessoas gostem do seu trabalho e queiram comprá-lo, para que as pessoas se apaixonem por aquilo que você faz, consigam enxergar que você é um artista de valor, para que as pessoas saibam que seu trabalho é realmente bom e queiram adquiri-lo para terem em suas casas ou para presentear outras pessoas, para que queiram efetivamente gastar dinheiro comprando um trabalho seu...


Você está mesmo preparado para saber? Isso é tão simples que vai até parecer ridículo em um primeiro momento!


Aqui vai: para que as pessoas gostem do seu trabalho e queiram comprá-lo, elas precisam primeiro te encontrar! Simples assim: as pessoas precisam te encontrar!


O que você tem feito pra ser encontrado?


A maioria dos artistas que eu conheço não gasta muito tempo pensando em sistemas de busca e eu até entendo isso. É muito mais interessante ficar criando, mergulhado em suas tintas e pincéis do que se preocupar com algo tão chato assim. Aprender sobre Search Engine Optimization (SEO) ou sobre marketing digital parece que são as últimas coisas que algum artista gostaria de perder tempo fazendo na face da Terra. Eu entendo isso. Mas se você realmente quer vender o seu trabalho de arte e eventualmente viver disso, você precisa achar uma maneira de ser encontrado.


Perceba que eu não estou falando aqui apenas em ter mais visitas em seu site ou curtidas em suas postagens, o que eu estou tentando dizer é que você precisa ser encontrado pelas pessoas certas: aquelas que gostem de arte, sejam colecionadores de arte ou, no mínimo, compradores em potencial de arte. De nada adiantará aumentar o tráfego do seu site se esse tráfego vier das pessoas erradas, ou seja, pessoas que não gostam de arte e nem consumiriam arte por alguma razão.


Não existe outra forma e esse é o único caminho. Encontre um jeito de ser encontrado. Se você não sabe como fazer isso, peça ajuda ou contrate alguém que faça isso por você. Outra opção é juntar-se com outros artistas participando de uma galeria de arte online, mas algo que seja de qualidade. Não coloque seu trabalho em nenhum lugar que possa tirar-lhe ou diminuir-lhe o valor. E, para finalizar, se você me permitir uma sugestão aqui, visite a DOMI Galeria de Arte Online e veja como ela pode te ajudar.




Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page