top of page

Artista: você está procurando representação?




Frequentemente artistas me procuram querendo saber se eu faço representação. O representante de arte é a pessoa que faz as vezes de um empresário para o artista, divulgando seu trabalho, fazendo contato com possíveis compradores/colecionadores, eventualmente vendendo estes trabalhos e, consequentemente, ganhando uma comissão sobre as vendas.


Essa figura do representante quase não existe mais por sí só, mas esta função de representar um artista e seus trabalhos, hoje em dia, está vinculada à uma galeria de arte. Geralmente é a galeria de arte quem faz esse trabalho de divulgação, contato com possíveis compradores e, eventual venda, recebendo as comissões devidas.


Mas, nos dias de hoje, será que o artista realmente necessita de um representante?


Eu não precisaria gastar mais do que 5 minutos tentando convencer alguém sobre como as coisas mudaram nos últimos 10 anos, especialmente em relação às vendas de produtos em geral. Hoje em dia é possível comprar absolutamente qualquer coisa pela internet: roupas, medicamentos, brinquedos, cursos, jóias, etc. E, portanto, se você estiver razoavelmente por dentro de como as coisas mudaram, saberia que principalmente arte está sendo vendida online.


Grandes galerias de Nova Iorque, Berlim e São Paulo acabaram fechando suas portas nos últimos 5 anos por conta da incrível mudança de comportamento dos compradores e colecionadores de arte, especialmente agora com toda as questões envolvendo a pandemia, e as que ainda estão funcionando, já estão correndo para se adaptarem aos novos tempos. Mike Weiss, fundador e proprietario de uma famosa galeria em Nova Iorque que fechou as portas recentemente, a Mike Weiss Gallery, disse em uma entrevista: “As pessoas estão preferindo comprar arte online do que irem até uma exposição. Enquanto o crescimento no mercado de arte tradicional ficou parado, o mundo das vendas de arte online está só crescendo”.


Ainda, eu não estaria mentindo se dissesse que em uma galeria física, um artista em início de carreira nunca seria uma de suas prioridades em meio a dezenas de outros artistas de maior relevância, ficando em seu acervo quase que totalmente esquecido. Também não estaria mentindo se dissesse que as comissões podem ultrapassar 50% para que essa galeria possa arcar com toda sua estrutura: imóveis caros, bem localizados, funcionários super qualificados para o trabalho, etc. A galeria física tem uma estrutura que custa caro e nem sempre o artista em início de carreira consegue atender a expectativa de venda dessa galeria, sendo preterido por artistas com mais presença no mercado, que consequentemente, podem significar mais lucro para ela.


Por que razão, então, um artista em início ou meio de carreira iria querer fazer o caminho inverso ao dos novos tempos?


Na verdade, o grande problema do artista não é falta de um representante, de alguém que divulgue, faça contatos e venda sua arte, por que tudo isso ele poderia fazer sozinho. O grande problema do artista está em se organizar suficientemente bem para poder produzir com qualidade e ainda conseguir se conectar com as pessoas que gostam da arte que ele produz. E, para tanto, é necessário planejamento.


Como eu digo sempre, o artista não quer gastar muito tempo pensando em sistemas de busca online ou sobre marketing digital, mas se ele realmente quiser vender o seu trabalho de arte e eventualmente viver disso, ele precisa descobrir uma maneira de ser encontrado. E eu não estou falando aqui em ter visitas no perfil ou curtidas em postagens de redes sociais.


Uma coisa importante que você precisa ter em mente é que existe uma maneira muito específica de apresentar um trabalho artístico, pois ele tem que transmitir uma sensação de ser especial, de ser raro e até mesmo de ser extravagante para que certas pessoas queiram pagar por ele. Manter essa sensação de originalidade, e singularidade é fundamental. Portanto nunca, NUNCA, coloque seu trabalho em um lugar que possa tirar-lhe ou diminuir-lhe o valor.


Se você é um artista em início de carreira e não está conseguindo fazer com que sua arte seja vista, muito provavelmente você não está precisando de um representante e sim de um bom plano de desenvolvimento de carreira. Uma estratégia que permita que você e a sua arte sejam encontrados… e nisso, eu tenho certeza que posso te ajudar! Vamos conversar?

stodas

Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page