top of page

Artistas precisam de mentoria?


Para começar a entender o que é mentoria e como ela funciona, precisamos primeiramente saber que ela sempre existiu. Só por que atualmente está relativamente ‘na moda’ se falar em “mentoring”, não significa que se trate de um novo ofício, recém surgido no Planeta Terra. Habilidades e conhecimento para sobreviver e aprender, sempre foram passados de pessoas mais velhas ou mais experientes, para pessoas mais novas ou menos experientes. Aliás, somos tão “mentorados” desde que nascemos, que nem percebemos mais que estamos constantemente em processos de “mentoring”.


Nossos pais, nossos tios, avós, nossos professores, nosso chefe, namoradas, namorados, esposas e maridos… até mesmo nossos amigos mais versados… de alguma forma e em algum momento ao longo de nossas vidas foram nossos mentores. Foi através dessas figuras, e de muitas outras, que acabamos assimilando conhecimentos ou habilidades que não possuíamos, sobre um ou mais temas ao longo da nossa curta existência.


Entretanto, existem alguns assuntos mais específicos, alguns temas, algumas situações da vida que fazem surgir a necessidade de um mentor um tanto mais específico. Talvez alguém com um pouco mais de conhecimento ou experiência e no qual seja preciso pagar por isso… e é exatamente aqui onde eu quero chegar.


Quando falamos em “mentoring” no mundo corporativo, parece que conseguimos compreender melhor sua necessidade. Com a complexidade e as constantes mudanças que tempos modernos trazem, orientação para conseguir alcançar melhores cargos ou novas posições no ambiente de trabalho, é essencial. Todo profissional que se importa minimamente com sua carreira e tem ambição suficiente para querer desenvolvê-la, aceita perfeitamente bem a idéia de alguém com mais conhecimento ou experiência que ele, ser contratado para orientá-lo nessa jornada.


Quando falamos em mentoria nas artes, para artistas ou profissionais criativos, de um modo geral, contrariamente ao mundo corporativo, temos uma grande resistência para aceitar que existe essa necessidade.


Mas, afinal, oque um mentor pode fazer por um artista?


Muito! E quando eu digo muito, eu estou realmente querendo dizer: MUITO!


A mentoria é útil para aqueles momentos durante a carreira quando o artista sente que precisa de um feedback mais objetivo sobre sua prática, sua técnica, seu estilo. Somente um mentor da área pode, com absoluta honestidade e sinceridade, dizer em sua cara: “isso está péssimo!”.


Você pode estar querendo perguntar: "Mas quem gostaria de ouvir isso!?". Qualquer um que deseje evoluir! Por que se o artista só quiser ficar ouvindo elogios o tempo todo, melhor perguntar para a mãe ou para a namorada(o), que certamente vão adorar tudo oque ele(a) fizer.


Precisamos aprender a ouvir feedbacks se temos a intenção de evoluir em nossas carreiras!


Veja só que interessante. Recebo diariamente muitos portfólios de artistas e fotógrafos e, alguns deles, são simplesmente assustadores! Quando eu gasto o meu tempo para avisar a pessoa que o portfólio dela não está legal por algum motivo (imagens pessimamente focadas, desorganização, ou sei lá oque, ao invés de ela me agradecer e utilizar meu conselho para melhorar, ela fica furiosa! Ela fica, eu diria sem medo de errar, ofendida! É até engraçado de ler as respostas que eu recebo depois, a ironia estampada em um “muito obrigado pelo seu apoio” ou "o problema é meu!". Ou seja, a pessoa só quer elogios! Ela não aceita uma crítica construtiva, ela não aceita uma opinião divergente da sua. Ela está tão cega dentro de seu mundinho, que continuará cega para seu crescimento e evolução profissional. E isso é uma grande pena.


A mentoria pode ser essencial quando existem os famosos bloqueios criativos. Considerando que a vida do artista, na maioria das vezes, é um tanto solitária ou que ele sempre está muito voltado para o seu interior, sua mente, seus pensamentos, as vantagens de se ter alguém que entende aquilo que ele está passando e ainda consiga conversar, orientar e o fazer ver novos caminhos, são inúmeras.


A mentoria também é fundamental quando o artista chega em algum ponto de sua carreira, onde não consegue enxergar o que fazer. Parece mentira que isso aconteça, mas não é. Muitas vezes o artista se perde em suas criações e fica simplesmente paralisado, sem saber qual o próximo passo a seguir na divulgação do seu trabalho, por exemplo, ou sem saber como agir frente a um novo projeto, uma exposição, uma residência artistica, sem saber para onde e quando enviar seu portfólio, etc.


Um mentor vai resolver todos os seus problemas?


Não! Claro que não!


Todos nós temos problemas de diversas ordens… isso é o que se chama “viver”! Mas certamente será muito mais fácil passar por alguns desses problemas, relacionados à sua arte ou sua carreira, com alguém ao seu lado, te orientando, te ouvindo, te dizendo o que é preciso ser dito, te aplaudindo quando for a hora, te fazendo enxergar novos caminhos e novas possibilidades, compartilhando conhecimento e experiencias com você, te fazendo aprender. Exatamente isso: te fazendo aprender!




Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page