© 2023 by Artista Criativo

Renato Ferrari: "viva a arte como se não pudesse sem ela"

 

 

 

Não é preciso debruçar um olhar muito demorado sobre as obras de Renato Ferrari para perceber por que ele é um dos artistas de maior expressão no cenário da pintura realista no Brasil.

  

Renato Ferrari nasceu em 1954 no Rio de Janeiro, Brasil. Em 1973 foi para os Estados Unidos estudar desenho, permanecendo por lá por dois anos. De volta ao Brasil em 1976, conclui sua formação na Escola Nacional de Belas Artes / UFRJ em 1980 e, depois ainda retornou aos EUA para fazer o mestrado em pintura no Hoffberger School of painting, Maryland Institute.

 

Dedicando-se a pintura em tempo integral desde 1987, tendo aberto em 1997 o primeiro atelier de pintura realista no Rio de Janeiro. 

 

Atualmente ainda vive e trabalha no Rio de Janeiro, mas como também é representado pela DOMI Galeria de Arte, reservou um espaço na agenda para conversar conosco. Confira abaixo esse bate-papo..

 

Quem é Renato Ferrari? Nos conte um pouco sobre sua personalidade, seu jeito de ser enquanto artista e professor de artes em seu atelier

 

Sou um artista plástico há 48 anos estudando, praticando, pesquisando e elaborando Arte com humildade e a consciência de que nunca é suficiente. No Atelier, como orientador, atuo da mesma forma, incentivando os alunos a um crescimento contínuo.

 

Como e quando a Arte entrou em sua vida?

 

Eu acredito que uma pessoa não se torna artista, ela já nasce artista, a questão é quando essa missão vai emergir e começar a dominar a sua vida.

 

Em que consiste o seu trabalho artístico hoje?

 

O meu trabalho artístico hoje não difere muito do que venho tentando desde sempre, ou seja, coadunar as imagens na tela de forma a ir ao encontro às necessidades e desejos inconscientes do ser humano.

 

Por que escolheu a pintura como forma de se expressar? Fale um pouco sobre seus mestres, suas influências e inspirações

 

Não escolhi a pintura, ela é que me escolheu. Minhas primeiras influências foram os artistas: Salvador Dali, Burne-Jones e Claudio Bravo, mas também fui e sou influenciado pela ciência, civilizações,filosofia, espiritualidade, dentre outras.

 

Como foi seu caminho para chegar até aqui? Quais foram ou ainda são seus grandes desafios para trabalhar e viver da Arte?

 

Sou um artista figurativo/realista, portanto meu caminho tem sido viver num país sem cultura e tradição artística na figuração, aonde a informalidade impera em todos os sentidos, resumindo, nado contra a correnteza.

 

Hoje em dia, já com uma certa experiência de vida e experiência enquanto artista, quais vc diria que são as características ou atributos necessárias para abraçar uma carreira em Artes?

 

As características e atributos para viver na Arte são: disciplina, perseverança, coragem e estrutura físico/moral.

 

Que conselho que vc daria para alguém que está apenas começando a dar os primeiros passos no mundo das Artes?

Meu conselho para quem está emergindo como artista - "viva a arte como se não pudesse viver sem ela".

 

Onde mais vc quer chegar? Me fale mais sobre seus projetos, seus planos ou mesmo sonhos

 

O meu sonho e meu desejo é que a Arte, no Brasil, venha a ter a mesma importância que o "Renascimento" propiciou ao mundo.

 

 

Para conhecer mais sobre o artista clique aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Novidades

Como vender a minha arte?

April 17, 2018

1/5
Please reload

Posts recentes

August 2, 2016

Please reload

Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow