top of page

Como fazer o seu trabalho artístico ganhar mais atenção?


Se você é um artista, muito provavelmente já se sentiu desvalorizado em algum momento de sua carreira. Mas não se iluda achando que esse é um problema que ocorre exclusivamente aqui no Brasil ou com os artistas brasileiros.


É um equívoco muito comum do nosso século, no mundo todo, confundir popularidade com valor. Chega a ser frustrante muitas vezes, mas a sensação que se tem é que quem consegue mais “curtidas” ou mais seguidores é mais talentoso que aquele que está quase sem amigos nas redes sociais. Isso não poderia estar mais longe da realidade.


Entenda uma coisa, de uma vez por todas: o valor da sua arte é intrínseco a ela mesma, não devendo ser definido pela quantidade de dinheiro pelo qual ela pode ser comercializada.


Deixe-me ilustrar essa afirmação com um exemplo. Johann Sebastian Bach é atualmente considerado um dos músicos mais importantes de toda a história da humanidade. Entretanto não foi Bach quem estabeleceu esta apreciação atemporal pelo seu trabalho, mas sim um outro compositor chamado Mendelsohn, cerca de 80 anos depois da morte de Bach. O que isso nos diz? Que Bach não foi talentoso em vida? Que ele não se esforçou o suficiente para divulgar seu trabalho? Claro que não!


Obviamente sua música era tão maravilhosa em vida quanto após a sua morte, mas uma conjunção de fatores fez com que ele só ganhasse essa notoriedade merecida, 80 anos depois de morto. As apresentações públicas da obra de Bach por Mendelsohn em toda a Alemanha, juntamente com o crescente nacionalismo da época (por volta de 1830), fez deste compositor considerado bom, se tornar um dos músicos mais importantes da história, um ícone reverenciado centenas de anos mais tarde.


Podemos citar ainda o clássico caso do artista Van Gogh, que viveu uma vida dura e praticamente anônima, mas que atualmente é celebrado como gênio da pintura no mundo todo.


Exemplos como estes são abundantes na história com artistas, músicos e escritores. Gênios da criatividade totalmente desvalorizados em vida que só ganharam reconhecimento após a morte.


Não, eu não estou querendo dizer que você deve desistir de obter sucesso em vida. O que eu estou tentando fazer você entender é que você nunca deve se sentir menor ou desvalorizado por não ter conseguindo vender seus trabalhos ainda ou por vender muito pouco, insuficiente para sobreviver apenas de sua arte.


Diversos outros fatores devem ser considerados nessa equação além de simplesmente arte + dedicação = sucesso.

Mas enquanto você vai cuidando de todos os outros fatores dessa equação (arte de qualidade, cuidados com a carreira, prática artística, presença de web, etc), é sempre bom dar uma ajuda ao destino, não é mesmo? Existem algumas ações que podem te ajudar a arrebanhar seguidores, admiradores e até mesmo atrair compradores em potencial:




1. Colabore mais



Uma forma altamente eficiente e gratificante de divulgar trabalhos artísticos é fazendo doações a eventos ou instituições beneficentes. Existem inúmeras entidades idôneas que promovem eventos beneficentes para arrecadação de dinheiro com leilões, sorteios, etc. Isso não significa exatamente que você está dando seus trabalhos de graça, mas sim que você está fazendo um investimento em publicidade enquanto ajuda pessoas e organizações que realmente necessitam. Imagine quantas pessoas poderiam ter acesso ao seu trabalho através desses eventos beneficentes.


Em tempos de redes sociais, uma outra forma de colaborar é divulgando trabalhos de artistas que você admira. Em arte, embora isso seja de difícil compreensão para muitos artistas, não existe propriamente uma competição, uma concorrência: cada artista é (ou pelo menos deveria ser) absolutamente único naquilo que sabe fazer e, portanto, quem tem que gostar daquilo que você está fazendo, vai continuar gostando daquilo que você está fazendo. Simples assim. E isso nos leva para a segunda ação...




2. Torne-se um admirador do trabalho de outros artistas



Quando se trata de promoção on-line, vemos muita gente falando, e pouca gente disposta a ouvir. Essa nunca é a melhor estratégia. Escutar o que outros artistas estão dizendo é uma excelente forma de aprender. Ao se tornar um admirador de um artista você começa perceber que conteúdos ele publica, como ele responde aos seus seguidores, como é sua forma de se relacionar e interagir com seus próprios fãs... e tudo isso é extremamente enriquecedor.


Além disso, elogiar o trabalho de outros artistas não tira a atenção do seu trabalho. Muito pelo contrário. Quanto mais cortês, simpático e agradável você for em seus elogios e comentários, mais atenção você atrairá para você mesmo. Trate os artistas que admira como gostaria de ser tratado. Se não te render mais admiradores, certamente lhe renderá uma enorme satisfação pessoal por ser positivo e gentil.




3. Encontre seu público alvo



Você já deve saber que sua arte não é a mesma coisa que o seu produto, correto? Pense nisso: muito provavelmente algumas das obras mais interessantes e impressionantes que existem nesse momento no planeta não geram nenhum dinheiro e são absolutamente desconhecidas.


Você pode pintar uma obra maravilhosa que não será um produto até que esteja pronta e oferecida para venda e, até que isso ocorra, pode levar algum tempo e investimento.


Existem quase 8 bilhões de pessoas no planeta e, portanto, existem altas probabilidades de algumas milhares dessas pessoas gostarem exatamente daquilo que você faz e, se você ainda não está vendendo o seu trabalho, é bem provável que você ainda não tenha encontrado essas pessoas.


Portanto, além de criar e executar as suas obras seu grande problema atualmente pode estar se resumindo em apenas uma grande questão: encontrar o seu público alvo. Quem são os apreciadores de sua arte? Onde eles estão? O que eles estão procurando nesse momento?


Em outras palavras, além de produzir a sua arte, seu compromisso deve estar orientando no sentido de comunicar a sua arte de forma que seus admiradores e compradores em potencial consigam encontrá-lo.


Bom, acho que é isso por hoje! Mas e você? Já pensou na possibilidade de conversar com alguém sobre como evoluir em sua arte e em sua carreira?



Vamos conversar! Talvez eu possa te ajudar :-)









Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page