Cris Basile: "O maior desafio que eu vejo hoje é encontrar espaços para expor meus trabalhos..."



Essa semana a DOMI Galeria de Arte Online conseguiu conversar com a artista multitalentos Cris Basile. Formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, cursando uma pós-graduação em Arteterapia, atuando como psicopedagoga, produzindo em ritmo acelerado, ainda mantém em seu ateliê um espaço para ensino da arte.


A artista desenvolve sua pintura trabalhando com objetos que remetem a feminilidade. Sua poética é inspirada na observação de linhas que através de diferentes suportes compõem uma espécie de trajetos do mundo. De acordo com a artista: “as linhas conduzem e dão formas para o trabalho. São como traços na pele que recobre tudo. Pele humana, pele que cobre as coisas e que protege a natureza, dando equilíbrio aos espaços com cores e garatujas.”

Com um currículo que só vem crescendo e com uma agenda praticamente tomada, Cris parou um pouquinho para contar sobre sua arte, sobre sua carreira e seus planos para o futuro. Vamos conferir?

Quem é Cris Basile? Para aquelas pessoas que ainda não te conhecem, como você se descreveria, como pessoa e como artista?


Graduada em Artes Plásticas pela Faculdade Armando Alvares Penteado – Faap – 1998. Desde 2015 venho desenvolvendo meus trabalhos, participando de grupos de estudos, salões de artes, exposições coletivas e individuais. Meus trabalhos, principalmente com pintura, dialogam com o que remete a fragilidade humana. Nos últimos anos tenho explorado a folha de madeira como suporte, tanto para pintura e quanto o uso do pirografo. A folha de madeira me traz, pelo material frágil, a lembrança da natureza finita.

Sabemos que essa é não é uma definição muito fácil, mas para você o que é Arte?


Arte é uma forma de expressão que possibilita total liberdade de pensamento e de conectar pessoas.

Fale um pouco sobre suas influências, seus mestres, suas inspirações


Van Gogh, Georgia O´Keeffe, Mark Bradford e Regina Parra são artistas que me encantaram. A inspiração vem da observação de linhas, que através de diferentes suportes, componho uma espécie de trajetos do mundo. As linhas conduzem e dão formas para o meu trabalho. São como traços na pele que recobre tudo. Gosto de dar o equilíbrio entre os espaços, as cores e garatujas.

Como a Arte entrou em sua vida ou como você iniciou no caminho das Artes?


Minha mãe dava aula de procela e pintura em tela o que despertou meu interesse nas artes. Meu caminho no mundo da arte contemporânea teve início no curso de artes da faculdade.

Nos conte mais sobre seu trabalho e em que ele consiste.


Na pintura gosto de utilizar a tinta óleo e experimentar superfícies diferentes. Nos meus últimos trabalhos a folha de madeira tem me inspirado por remeter a fragilidade humana, principalmente nesse período de pandemia.

Quais você diria que foram ou ainda são seus grandes desafios para trabalhar e viver de Arte aqui no Brasil?


O maior desafio que eu vejo hoje é encontrar espaços para expor meus trabalhos como em galerias e salões. Outra dificuldade é não confundir o trabalho artístico com mercado de venda de arte.

Olhando desde o início de sua carreira e seguindo sua trajetória profissional até o momento atual, quais você diria que são as características ou atributos fundamentais que um artista precisa ter?


Um atributo fundamental é sempre buscar conhecimento técnico e teórico, além da sensibilidade e inspiração no próprio se humano.

Que conselhos ou dicas você daria para alguém que está apenas começando a dar os primeiros passos nesse mundo das artes?


Procurar cursos, grupos de discussão e ser persistente. As redes sociais hoje são uma boa ferramenta para divulgação de trabalhos e pesquisas

Nos conte um pouco sobre seus planos, sonhos ou projetos para o futuro


Uma das minhas metas é continuar ministrando cursos de pintura, tenho espaço próprio para realizar esses cursos e outro objetivo é a realização de uma exposição individual com curadoria especial.

Para conhecer melhor o trabalho da artista visite aqui!!

Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow