Moacyr Neto: "Quando entendi que através da fotografia, poderia desenvolver trabalhos que... "



Com imensa satisfação esse mês DOMI Galeria de Arte Online conseguiu conversar um pouco com o fotógrafo Moacyr Galvão Neto ou simplesmente, Moa Neto, como é mais conhecido, que na emoção do encontro e paixão pela fotografia, deixou-se levar por quase todas suas vertentes.

Hoje desenvolve seus trabalhos principalmente nas grandes metrópoles, com um olhar atento as questões modernas, como o consumo inconsciente de imagens que nos atravessam diariamente, junto a suas sobreposições, que criam um mundo de sonhos e a necessidade de uma ressignificação para a palavra ver.

Fantástico! Confira abaixo esse bate-papo..


Para aquelas pessoas que ainda não te conhecem, nos fale um pouco sobre você, sua personalidade.

Sou formado em comunicação. Trabalhei em agências de publicidade, editoras de revistas e livros até descobrir a paixão pela fotografia. Estou no mercado como freelancer há 15 anos, sempre buscando me atualizar.


Adoro viajar, conhecer novas pessoas, culturas e lugares tentando sempre aprender algo novo com a oportunidade de cada clique feito. Já trabalhei com fotografia de moda em estúdio, utilizando setups com flashes, na rua fazendo streetstyle com luz natural e still de produtos com luz contínua.

Acredito que evolui bastante mas ainda tenho muito o que aprender, isso é uma das coisas que mais me motivam na fotografia.

Geralmente artistas já nascem artistas, não é mesmo? Desde pequenos já começam a apresentar mais intimidade com alguma forma de expressão artistica. Entretanto, as vezes também é comum acontecer um momento específico no qual o artista se reconhece como artista e não consegue se imaginar fazendo outra coisa que não seja sua arte. Como e quando a fotografia entrou em sua vida?

Após fazer 3 anos da fauldade FEI em São Bernardo do Campo, desisti da engenharia e fui fazer Publicidade. Foi lá que tive contato com pessoas e professores que me fizeram iniciar na fotografia.

O que é fotografia para você?

A fotografia além de ser uma paixão é uma necessidade, pois é a fotografia comercial que me permite sonhar com a artística, afinal todos temos contas para pagar.

Por que escolheu a fotografia como forma de se expressar? Fale um pouco sobre seus mestres, suas influências e inspirações

Acredito que não foi uma escolha, foi uma descoberta... ?Quando entendi que através da fotografia, poderlia desenvolver trabalhos que expressassem minhas angústias e insatisfações, foi muito libertador. Sempre gostei de nomes como David LaChapele, Miguel Rio Branco, Cindy Sherman, Annie Leibovitz, Jeff Wall, etc...

Nos conte um pouco sobre o seu processo criativo, como ele ocorre e como vc lida com ele

Se tenho um processo, diria que é muitas vezes voltado a pensar no dia a dia, ou em cada job que faço, o que poderia fazer além para contribuir com meu trabalho pessoal. Daí então olhar para trás e conectar esses fragmentos, procurando entender ou resignificá-los.

Talvez vc já tenha passado por diversas fases durante a sua carreira como fotógrafo, mas como você descreveria o seu trabalho hoje?

Sim, com certeza passei por muitas fazes e áreas da fotografia. Hj acredito que meu trabalho é mais maduro, mas ao mesmo tempo me permito mais a experimentação.

Quais vc diria que são as características ou atributos mais importantes para seguir carreira na fotografia?

Persistência, resiliência e paixão pela fotografia.

Como foi seu caminho para chegar até aqui? Quais foram ou ainda são seus grandes desafios para trabalhar e viver de criatividade?

Foi muito legal, com muito aprendizado e com a certeza que ainda há muito a percorrer.

Acredito que as pessoas ainda precisam resolver muitos problemas sociais, antes de poderem sonhar em viver e trabalhar de arte.

Que conselho ou conselhos que vc daria para alguém que está apenas começando a dar os primeiros passos como fotógrafo?

Não tenham medo, todos nascem artistas, não deixe nunca de alimentar esse sentimento.

Onde mais vc quer chegar? Nos conte um pouco mais sobre seus projetos, seus planos ou mesmo sonhos

Viver dos meus projetos pessoais é um sonho.

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, visite a DOMI Galeria de Arte aqui!!

Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow