top of page

Como vender a minha arte?


Essa é uma pergunta que eu respondo quase todos os dias :-) E, na verdade, a resposta é bastante simples. Mas simples não quer dizer que é fácil, não é mesmo?

Mas antes de responder, eu gostaria que você me acompanhasse por um momento em alguns pontos importantes que devem ser considerados quando estamos buscando vender nossa arte.


Primeiro - Você é bom? Sua arte é realmente boa? Você já deve ter feito essa pergunta a você mesmo milhares de vezes e, muito provavelmente a resposta é: “eu não sei”. Se nem você tem certeza sobre aquilo que você faz, por que outras pessoas teriam interesse pelo seu trabalho?


Segundo - A forma como você apresenta a sua arte é realmente eficiente? Recebo dezenas de “portfólios” mensalmente e é incrível como a forma com que muitos deles são apresentados, é assustadora. Os sites geralmente são pior do que amadores, são poluídos, são visualmente terríveis. As imagens dos trabalhos são da pior qualidade possível, mal tiradas, mal enquadradas, mal iluminadas, desfocadas. Como alguém poderia ter interesse em adquirir um trabalho seu, se não é possível nem vê-lo nitidamente?


Terceiro - O que você tem feito para divulgar o seu nome e a sua arte? Eu sinto muito se isso é dolorido de ouvir, mas ninguém vai te encontrar se você não estiver se esforçando para ser encontrado. Existe uma infinidade de artistas talentosos por aí esperando para serem ‘descobertos’ por algum colecionador milionário, mas isso é mais fácil de acontecer nas animações da Disney do que na vida real.


Dito isso, eu gostaria de responder a pergunta: “como vender a minha arte?”


Primeiro - Você precisa ser um artista dedicado a sua arte, comprometido com ela. Você precisa realmente acreditar naquilo que faz e se esforçar para fazer cada vez melhor. Como em tudo nessa vida, o caminho que o artista deve seguir é aquele que o leve a evoluir, sempre! Se ainda assim estiver com dúvidas, converse com alguém mais experiente que você, peça a opinião de pessoas ou mesmo submeta seu trabalho à uma análise de portfólio.


Segundo - Apresente seu trabalho de forma apropriada. Você não precisa de um site maravilhosamente perfeito. Tenha um site simples, mas limpo, eficiente e que seja agradável aos olhos de quem visita. Se você não tem capacidade para fazer isso sozinho, faça um investimento e contrate um bom profissional para fazer isso para você. Mas, por outro lado, se você não desejar ter um site e preferir usar apenas o Facebook, tudo bem! Mas não adianta colocar meia dúzia de imagens, mal fotografadas, em meio a postagens sobre política, piadinhas obscenas, e fotos do seu cachorro. A pessoa que está interessada em adquirir arte, está interessada em ver arte! Muitas vezes os trabalhos de arte são realmente bons, mas o descuido na apresentação é tão grande, que espanta qualquer possível comprador.



Terceiro - Além do seu site ou de sua página no Facebook ou no Instagram, você precisa estar presente em outros lugares que contribuam para que você seja encontrado. Isso parece até óbvio dizer, mas o jeito mais fácil de ser encontrado é estando junto com outros artistas tão bons ou até melhores que você. Isso mesmo! Quanto melhor o lugar onde você está expondo a sua arte e quanto maior a qualidade dos trabalhos expostos junto com você, mais chances você tem de ser visto com maior valor. Existem inúmeras galerias de arte online que fazem isso para você, é só procurar uma que seja realmente boa.


Eu indico a DOMI Galeria de Arte Online. Se você ainda não conhece, precisa conhecer! A DOMI trabalha com artistas em diferentes estágios de suas carreiras, presta um serviço acessível para quem está começando e trabalha pesado para divulgar você e sua arte. Através dela você vai conseguir atrair pessoas que apreciam e consomem arte, ou seja, compradores e colecionadores em potencial.


Agora, se você ainda estiver iniciando seu caminho como artista, se ainda tem muitas dúvidas sobre como ou por onde começar a trilhar essa estrada, se estiver inseguro sobre como montar uma estratégia para o desenvolvimento da sua carreira, fale comigo.







Novidades
Posts recentes
Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow
bottom of page