© 2023 by Artista Criativo

Desenvolvimento de Carreira e a Complexa Arte de Pedir Ajuda

February 5, 2019

 

Mesmo não te conhecendo pessoalmente e mesmo que vc não seja uma daquelas pessoas fanáticas por fazer resoluções de final de ano, tenho certeza que pelo menos 3 coisas você deve ter pensado em prometer a você para esse ano: fazer mais exercícios, começar a comer realmente direito e dar mais atenção à sua carreira de artista. Acertei? Talvez eu tenha até errado, mas se chegou até aqui, bastante provável que você seja alguém comprometido com sua prática artística e também esteja em busca de formas para desenvolver sua carreira. 

 

Bom, como você já deve ter percebido, por que isso não é novidade para ninguém, cada artista é um ser único, com vivências, experiências e referências diferentes, com produção artística e processos criativos super particulares, com desejos, necessidades e objetivos variados e, sobretudo, em momentos específicos de suas próprias vidas. 

 

Assim sendo, e eu sempre digo isso, tanto aqui no blog quanto nas mentorias, não existe uma fórmula única de sucesso que possa ser aplicada para todo e qualquer artista com 100% de acerto. Cada artista deve ter coragem suficiente para tomar as rédeas de sua vida, arregaçar as mangas, sair de sua zona de conforto e… 

 

Pedir ajuda! Isso mesmo, pedir ajuda. 

 

Você adora desenhar e pintar, faz isso desde que se conhece por gente, sua mãe adora oque você faz, seus amigos te elogiam e dizem o quanto vc é talentoso, você já ganhou um concurso com uma obra sua, já expos seus trabalhos no restaurante do seu tio, até já conseguiu vender trabalhos para aquela sua prima rica… mas nada parece estar andando?  

 

Você já tentou pedir ajuda profissional?

 

Considerando a minha experiência pessoal e profissional, sendo artista e trabalhando com artistas já há vários anos, se eu pudesse dar apenas um conselho para todos aqueles artistas que não estão satisfeitos com suas carreiras ou que não estão felizes com o ritmo assustadoramente lento com que as coisas parecem estar acontecendo profissionalmente, este conselho seria: peça ajuda para alguém, mostre seus trabalhos, confie que tem pessoas no mundo que podem saber de diversos assuntos um pouco mais que você, ter mais experiência que você e, portanto, podem te ajudar a resolver vários dos problemas pelos quais vc está passando, de forma objetiva e imparcial para o seu crescimento profissional e desenvolvimento de sua carreira de artista.

 

Enquanto você decide como e quando pedir ajuda… eu lhe proponho um exercício bastante simples que pode te auxiliar nesse processo 

 

1) Visualize os resultados desejados.

 

Eu percebi que, quando falo sobre a definição de metas ou objetivos, muitos artistas respondem que apenas fracassaram e nem sabem ao certo os motivos. Como não há como ganhar ou perder quando estamos no campo das idéias, planejando e definindo metas, gostaria que por alguns minutos vc focasse naquilo que gostaria de atingir, escrevesse essa ou essas metas em uma folha de papel e colocasse em algum lugar onde fosse possível acessar todos os dias. 

 

Muitas pessoas perdem o foco daquilo que realmente querem e acabam se perdendo por inúmeros caminhos que muitas vezes só tomam tempo e gastam dinheiro sem necessidade.

 

2) Ação correspondente

 

Visualizar e anotar objetivos desejados não te levarão muito longe, correto? É necessário que vc defina pelo menos uma ação correspondente a esse objetivo, que o faça chegar até ele. Por exemplo, se vc quer saber tocar violão e esse é seu objetivo, uma ação fundamental correspondente seria iniciar aulas de violão. Que ação correspondente à sua meta vc deve executar?

 

3) Identifique suas lacunas

 

Identificada a ação correspondente ao resultado que vc deseja obter, gostaria que vc refletisse sobre o que exatamente está te impedindo de conseguir aquilo que deseja? Já parou para pensar nisso? Quais vc acha que seriam seus pontos fracos e porquê? Onde você está falhando? Seria, talvez, um processo de auto-sabotagem ou apenas falta de estratégia? Seja honesto consigo mesmo e reflita sobre isso.

 

Espero ter ajudado…

 

Boa sorte e muito sucesso pra vc!!

 

 

Obs.: Está com alguma dúvida sobre sua arte ou sobre o seu negócio criativo? Está preparado para dar um passo a mais em direção à realização dos seus objetivos? Está pronto para criar coragem e encarar aquilo que  está te impedindo de chegar onde gostaria? Entre em contato comigo e vamos conversar! Talvez vc esteja precisando de mentoria e esta seja a melhor ação correspondente para alcançar seus objetivos nesse momento. Contatos pelo blog www.oartistacriativo.com  ou por DM @oartistacriativo 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Novidades

Como vender a minha arte?

April 17, 2018

1/5
Please reload

Posts recentes

August 2, 2016

Please reload

Visite nossa página:
  • Facebook Long Shadow